Ansiedade
Você conhece sua ansiedade?
- É uma sensação de estar em um estado de alerta constante, ou mesmo a sensação de pânico?
- É como se meu corpo estivesse em um estado de prontidão, preparado para enfrentar qualquer ameaça imaginária?
- É isso que você sente?
Olha, a ansiedade é um sentimento normal e natural, mas quando se torna excessiva e interfere com nossa vida diária, ela pode se tornar um problema. A ansiedade é caracterizada por um estado de preocupação ou medo excessivo em relação a situações que ainda não aconteceram ou que podem ocorrer no futuro, e pode se manifestar de diversas formas, como ataques de pânico, fobias e obsessões. Muitas vezes, as pessoas que sofrem de ansiedade têm medo de sair, ficar em lugares lotados ou falar na frente de outras pessoas.
Embora não exista uma cura exata para a ansiedade, existem maneiras de tratar o sentimento. A prática de exercícios regulares, a meditação e a terapia com o psicodrama que é uma das muitas abordagens que podem oferecer alívio para aqueles que sofrem de ansiedade.
Muitas vezes, a ansiedade pode ser acompanhada de pensamentos ou sentimentos negativos. É importante lembrar que esses pensamentos e sentimentos podem não fazerem parte da sua realidade de fato, mas dizem algo sobre as pressões que a vida está te trazendo e que podem ser evidenciados e trados. Ao reconhecer que os pensamentos e sentimentos negativos tem história para contar, você pode começar a trabalhar para mudar seus padrões de pensamento e comportamentos.
CAUSAS DA ANSIEDADE
A ansiedade pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo genética, ambiente e experiências de vida. Pessoas com histórico de ansiedade na família têm mais probabilidade de desenvolver a doença. Além disso, eventos estressantes, como mudanças importantes na vida, traumas e pressão no trabalho ou na escola, podem apresentar sintomas de ansiedade.
Alguns fatores biológicos também podem contribuir para a ansiedade, incluindo desequilíbrios químicos no cérebro e disfunções hormonais. Por exemplo, a ansiedade pode ser um sintoma comum de distúrbios da tireoide.